domingo, setembro 25, 2022

Visão Correta, Pensamento Correto, Fala Correta e Ação Correta

O Caminho Óctuplo é um dos primeiros ensinamentos do Buda depois de sua iluminação. Ele é um ensinamento básico do budismo. O Nobre Caminho Óctuplo é composto de oito práticas que levam à transformação do sofrimento. O Buda descreve cada uma das oito práticas do Nobre Caminho como "correta" para indicar que são as práticas que vão em direção do bem-estar e da felicidade.

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos a Visão Correta, o Pensamento Correto, a Fala Correta e a Ação Correta. Com a Visão Correta, podemos agir corretamente. A ação tem três aspectos: o que você pensa (Pensamento Correto), o que você diz (Fala Correta) e o que você faz (Ação Correta). A palavra sânscrita para ação é "karma". Quando você produz uma ação, essa é a sua continuação. Quando este corpo se desintegra, você continua com suas ações. Nada está perdido.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada, Leonardo. Um abraço.🙏Maria Lucia