domingo, setembro 11, 2022

Avalokiteshvara

Avalokiteshvara ou Avalokita é o tipo de bodhisattva especializado em ouvir. Primeiro, ele volta a si mesmo e ouve o sofrimento dentro de si. Ao ouvir o sofrimento interior, ele pode compreender o sofrimento de seus pais, seus ancestrais e, ao mesmo tempo, pode compreender o sofrimento de outras pessoas na sociedade.

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina sobre o cântico a Avalokiteshvara. É uma prática de ouvir o sofrimento e dar uma chance para a compaixão surgir. Quando a compaixão surge, você se sente melhor, sofre menos. Pode acontecer muito rapidamente. Essa é a prática da atenção plena no sofrimento. Você está atento ao seu próprio sofrimento, está atento ao sofrimento da outra pessoa, está atento ao sofrimento do mundo. A atenção plena no sofrimento trará compaixão e compreensão. Então, quando nos sentamos e ouvimos, podemos fazer o mesmo.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Nenhum comentário: