sexta-feira, setembro 04, 2009

Palestra de Dharma em Copacabana

Ontem à noite os irmão Antônio e Michael de Plum Village fizeram sua última palestra no Rio antes do retiro. Cerca de 60 pessoas compareceram à Igreja Bethesda, um lugar encantador com uma atmosfera acolhedora e pacífica.

Irmão Antônio falou sobre o sofrimento se focando nas Quatro Nobres Verdades. Segundo ele o mais importante é reconhecer nosso sofrimento, e de onde ele vem. Mas precisamos de tempo para isso. Para isso precisamos ficar conosco mesmos, e não fugirmos para o consumismo ou a televisão por exemplo. Ele compartilhou que o sofrimento é a chave que abre a porta para a felicidade.

O irmão Michael compartilhou sobre os quatro nutrientes como porta para a felicidade. Segundo ele não podemos controlar como o outro age, mas apenas como reagimos ou agimos. Ele disse que nós somos os responsáveis por nossa felicidade na medida que escolhemos que nutrientes ingerimos. O irmão Michael também falou sobre os quatro mantras do amor e também sobre a prática de Começar de Novo.

Na quarta-feira de manhã (2/9) eles foram visitar a ABACO, no centro do Rio, que é uma instituição que faz tratamento gratuito para pessoas carentes baseado na medicina oriental. Os monges falaram para os voluntários que tratam dos pacientes.

Nenhum comentário: