quarta-feira, setembro 02, 2009

Práticas de Plena Consciência (parte 1)

Na primeira palestra de Dharma no Brasil os monges de Plum Village que nos visitam (irmão Antônio e irmão Michael) falaram muito sobre a prática de meditação, nossa prática básica. Por isso, essa semana sugerimos um texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh descreve 3 práticas básicas de meditação.

O primeiro tópico da plena consciência é seguir a respiração na vida diária - eliminar a distração e o pensamento desnecessário. O segundo tópico da plena consciência é a consciência do corpo e o terceiro tópico da plena consciência é realizar a unidade de corpo e mente.

Leia (clique aqui) aprenda as práticas sugeridas e divida seus insights sobre o texto em nosso blog.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

Victor Miranda disse...

Caros amigos da sangha,

há muito me incomoda a sensação de viver na distração e no esquecimento, afogado em um mar de pensamentos, vivendo em uma espécie de modo de "ação e reação", sem consciência.
Embora já tenha praticado outras formas de meditação antes de conhecer os ensinamentos do Thay, sentia falta de algo que ultrapassasse meus momentos de meditação, estendendo seus efeitos para o dia inteiro.
Encontrei, na prática de seguir a respiração na vida diária, um perfeito complemento para a meditação, alimentando-a e sendo alimentada por ela. Ainda que seja uma prática muitas vezes difícil de manter, tem me ajudado a estar mais consciente de meus pensamentos e sentimentos, mais centrado.
O texto também me despertou o interesse na prática da consciência do corpo, pois uma manifestação tão íntima certamente merece nossa atenção plena.
Um grande abraço.