quarta-feira, setembro 09, 2009

Natureza e Não-Violência

Sugerimos um texto de Thich Nhat Hanh (clique aqui) onde ele fala da maneira como temos que lidar com a natureza.

Nós seres humanos sempre nos excluímos do resto do mundo natural. Classificamos outros animais e seres vivos como natureza, uma coisa fora de nós, e agimos como se de alguma forma fossem separados de nós. Então perguntamos, “Como deveríamos lidar com a natureza?” Deveríamos lidar com a natureza da mesma forma de lidamos conosco mesmo: de forma não-violenta. Seres humanos e a natureza são inseparáveis. Da mesma forma como não deveríamos nos ferir, não deveríamos ferir a natureza. Ferir a natureza é nos ferir, e vice-versa.

Leia (clique aqui) reflita sobre como suas ações impactam a natureza e divida seus insights sobre o texto em nosso blog.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

Victor Miranda disse...

Amigos da Sangha,

para mim, nossa conexão com a natureza, nosso interser, é uma verdade intuitiva. Da mesma forma, é claro que "intersomos" com nossa família e as pessoas do nosso convívio diário, não sendo possível, se olharmos em profundidade, pensarmos que temos realmente uma existência separada da deles. Mas, confesso, ainda tenho dificuldades em perceber esta relação com pessoas tão fisicamente distantes como as que estão no outro lado do mundo ou, até mesmo, as fisicamente próximas, com as quais nunca convivemos. Acho que devo continuar olhando...

Abraços,