domingo, outubro 30, 2022

Como lidar com a raiva quando não temos estabilidade

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh responde a uma pergunta feita por um dos participantes de um retiro sobre como lidar com a raiva que sentimos quando não temos estabilidade para lidar com o grau de ressentimento, mal-entendido que existe. Como lidar com isso?

Thich Nhat Hanh nos ensina que em qualquer tipo de relacionamento, quando sofremos, temos a tendência de pensar que esse sofrimento nos foi trazido pela outra pessoa. A tendência é culpá-la por nosso sofrimento. Esperamos que a outra pessoa mude para que a gente não sofra mais. Esperamos que ela mude, mas não conseguimos ajudá-la a mudar porque não mudamos a nós mesmos. Se você puder efetuar a mudança interior, poderá ajudar o outro a mudar. Sentar lá e esperar que ela mude, isso não é muito realista.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

Tadeu Borges disse...

obrigado por esse texto,
obrigado Thay,corrente de tanta sabedoria.
despertar essa fala amorosa,
de um nosso âmago compassivo
só pode ser profundamente transformador.
a verdadeira revolução é humana
gratidão a este blog que constantemente
mantém a lâmpada acesa.
_/\_