domingo, março 12, 2023

Inferno existe?

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh responde a pergunta nastante filosófica em um retiro sobre imagens oferecidas em determinadas tradições sobre os tipos de infernos e suas características.

Thich Nhat Hanh diz que no Budismo existem 84 mil portas do Dharma; e muitos tipos de ensinamentos, e muitos tipos de práticas. Existem portas para aqueles que têm medo da punição. Se eles têm medo de uma retribuição, então eles se comportam melhor porque eles têm medo da retribuição. É por isso que falar com eles do inferno, todos os tipos de inferno, quentes, frios, carvões, e assim por diante isso pode ajudá-los, como um tipo de "ameaça". Isso pode ajudar muitas pessoas também, mas isso não ajuda algumas outras pessoas.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

Lorena disse...

Leonardo, muito obrigada por mais essa tradução. A mensagem desse ensinamento me tocou profundamente.