domingo, agosto 07, 2022

Como eu posso me perdoar e perdoar os outros

No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh responde a perguntas de um participante de um retiro. Como posso me perdoar por a dor que causei? Como ter certeza de que perdoei os outros? O que posso fazer se ofereço perdão e reconciliação repetidas vezes aos outros, mas as outras pessoas, não respondem positivamente e mantêm a porta fechada?

Thay ensina que mesmo o Buda, como professor, às vezes era inábil e aprendeu com sua inabilidade. Em primeiro lugar, devemos lembrar que somos seres humanos e às vezes podemos ser inábeis. A prática da atenção plena pode sempre transformar, até mesmo transformar o passado. Você pensa que o passado já se foi e você não pode fazer nada em relação ao passado, mas isso não é verdade. Você pode mudar o passado porque o passado ainda está lá no presente. A ferida do passado ainda está lá no momento presente, e você pode tocá-la.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Nenhum comentário: