domingo, maio 14, 2023

Tocando a realidade da impermanência

O Buda ensinou que tudo é impermanente - flores, mesas, montanhas, regimes políticos, corpos, sentimentos, percepções, formações mentais e consciência. Não podemos encontrar nada que seja permanente. Compreender a impermanência pode nos dar confiança, paz e alegria. A impermanência não leva necessariamente ao sofrimento.

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thay ensina que talvez em apenas um dia tocando a impermanência e vivendo a vida profundamente naquele único dia, já possamos viver muito mais do que viver cem anos na ignorância, em uma falsa sensação de segurança. Vivemos nessa falsa sensação de segurança até nos depararmos com um contratempo. Portanto, com essa consciência da impermanência, viva profundamente para merecer as vinte e quatro horas do dia. Só assim, só dessa forma de viver, só com essa atitude, podemos enfrentar a impermanência. Somente dessa maneira de viver, podemos lidar com esse sentimento incapacitante de insegurança.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Nenhum comentário: