domingo, abril 16, 2023

Planejando o futuro, aprendendo com o passado

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que estar no momento presente não significa que você não possa aprender nada com o passado, e que não tenha permissão para fazer planos para o futuro. .

Thich Nhat Hanh ensina que se você estiver bem ancorado no momento presente, poderá considerar o passado como o objeto de sua investigação no momento presente, e ele pode te dizer muito. Pode trazer-lhe muita compreensão, pode libertá-lo. É por isso que a prática não o proíbe de estudar o passado com a condição de que você ainda esteja ancorado no momento presente. A mesma coisa vale para o futuro. O Buda não quer que sejamos levados por nosso medo, nossa ansiedade e nossa incerteza sobre o futuro. Mas se você estiver firmemente ancorado no momento presente, poderá muito bem fazer planos para o futuro.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Nenhum comentário: