quarta-feira, março 04, 2009

Instituto Budista abre na Alemanha

O Instituto Europeu de Budismo Aplicado (EIAB) abriu em setembro de 2008 em Waldbrol, Alemanha. A primeira visita de Thay ao EIAB depois de ter sido adquirido pela comunidade de Plum Village aconteceu na segunda semana de setembro de 2008. Os monges e monjas que acompanharam Thay na visita não puderam contar com calor ou água quente porque o prédio estava desabitado há 2 anos e havia uma grande necessidade de limpar o local. O prefeito de Waldbrol gentilmente ofereceu os serviços da cidade para limpar o local antes da conferência de imprensa presidida por Thay.

O prédio foi construído em 1897, por um filantropo local para tratamento de doentes mentais de famílias que não podiam pagar pelo tratamento. Em 1938 os nazistas removeram 700 pessoas da cidade para local incerto, inclusive alguns pacientes do hospital. Muitos foram mortos por injeção ou esterelizados pelos nazistas. O hospital se tornou um dos centros recreacionais de Hitler. Desde o fim do nazismo o prédio voltou a ser um hospital e depois uma academia militar da OTAN. O passado deste prédio é de filantropia e compaixão bem como de ignorância e sofrimento.

O prédio foi chamado de Casa da Transformação. Durante o retiro de inverno, as portas estavam abertas para os habitantes locais para que se juntassem aos monásticos nas meditações sentadas e caminhando, bem como em 2 dias de plena consciência a cada semana. Os habitantes locais expressaram sua apreciação pela paz e alegria que sentem quando estão com os monásticos.

- Da revista Minsfulness Bell n. 50

Nenhum comentário: