domingo, março 22, 2009

Sem complexos

O método oferecido pelo Buda serve para remover o sofrimento e cultivar o bem estar. Bem estar pode ser descrito como saúde mental. Quando temos baixa auto-estima, a saúde mental não está presente. Psicoterapeutas tentam ajudar pessoas a cultivar o oposto da baixa auto-estima. Mas o que podemos dizer da alta auto-estima? Alta auto-estima é também uma forma de doença mental. Você perdeu contato com a realidade e imagina coisas sobre si mesmo.

Seres humanos olham superiormente para outros seres vivos. Pensamos que os animais são criados para nos alimentar e que podemos fazer o que quisermos com animais, vegetais e minerais. Não somos saudáveis nesse aspecto. Há um outro tipo de estima, não um complexo de inferioridade ou de superioridade, mas a idéia que somos completamente iguais. Nos ensinamentos do Buda isto também é uma doença, porque é baseada na noção de eu, ego. "Eu sou igual a ele. Eu não sou pior que ele." Soa bom, sem baixa auto-estima ou alta auto-estima, mas é um aviso que você está ainda preso a noção de eu.

Nos ensinamentos do Buda, considerar você mesmo superior a outra pessoa, inferior a outra pessoa, ou igual a outra pessoa são percepções erradas. A correta noção de equanimidade é chamada a sabedoria de samata. De acordo com essa sabedoria, você divide a mesma base com outros seres vivos. Se uma pessoa tem a semente da budeidade, você também tem. Se uma pessoa tem a capacidade de se tornar completamente iluminado, você também tem essa capacidade. Se uma pessoa tem a capacidade de amar e ser feliz, você também, porque vocês dividem a mesma base do ser.

- Thich Nhat Hanh (Do livro "The Path of Emancipation")


Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

Nenhum comentário: