domingo, fevereiro 23, 2025

Compreensão é o outro nome do amor

No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que a capacidade de ouvir profundamente com compaixão deve ser cultivada. Você deve ser capaz de ouvir um amigo com compaixão e profundamente para ser realmente um amigo verdadeiro. Se você é pai ou mãe, deve ser capaz de ouvir seu filho com compaixão e profundidade. Você deve se transformar em um bodhisattva de escuta profunda porque sem escuta profunda, sem escuta compassiva, não haverá comunicação.

Em muitos casos, amamos, amamos de verdade e desejamos que a outra pessoa seja feliz, mas não somos capazes de ouvir. Sem a capacidade de ouvir profundamente não podemos compreender e sem compreensão o amor não é real, o amor não é possível. No ensinamento do Buda, o amor é algo que nasce da base da compreensão. Você não pode amar a menos que você entenda, e isso é tão fácil de entender.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

2 comentários:

R.Sampaio disse...

Estou lendo "A Essência dos ensinamentos de Buda " no qual são citados os 3 Discursos( Quatro Sustentáculos da Atenção Plena, Consciência Plena da Respiração, Saber a Melhor Forma de Viver Sozinho) não consigo encontrar na íntegra em nenhum site como encontrei aqui um trecho e uma explicação sobre o terceiro Discurso gostaria de saber se pode me indicar como conseguir na íntegra. Obrigada.

sangavirtual disse...

Existe um livro inteiro de Thich Nhat Hanh sobre a melhor maneira de viver sozinho: "Nosso encontro com a vida: Discurso sobre viver com alegria no momento presente"