domingo, abril 04, 2021

Todo tipo de semente

Nossa consciência armazenadora contém todo tipo de semente. Algumas sementes são fracas, algumas fortes, algumas grandes, algumas pequenas, mas todas estão presentes - as sementes do samsara e do nirvana, do sofrimento e da felicidade. Se uma semente de ilusão for regada em nós, nossa ignorância crescerá. Se regarmos a semente da iluminação, ela crescerá e nossa sabedoria florescerá.

Nesse texto (clique aqui), Thay ensina que vivemos em um universo cheio de imagens falsas e ilusões, mas acreditamos que estamos realmente em contato com o mundo. Podemos ter um profundo respeito pelo Buda e acreditar que se o encontrássemos pessoalmente, nos prostraríamos diante dele e assistiríamos a todos os seus ensinamentos. Mas, na realidade, podemos já ter encontrado o Buda em nossa própria cidade e não tivemos o menor desejo de sequer chegar perto dele, porque ele não se conformava com a nossa imagem de como um Buda deveria ser. Temos certeza de que um Buda aparece com uma auréola, vestindo lindas vestes. Portanto, quando encontramos um Buda em roupas comuns, não o reconhecemos. Como um Buda poderia usar uma camisa esporte? Como um Buda poderia estar sem uma auréola?

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Nenhum comentário: