domingo, agosto 02, 2020

O Segundo Treinamento da Consciência: Desapego às Visões

Nessa semana sugerimos que você estude (clique aqui) o Segundo Treinamento da Consciência da Ordem do Interser - Desapego às Visões: "Cientes do sofrimento criado pelo apego a visões e percepções erradas, estamos determinados a evitar ter mente estreita e limitados às nossas atuais visões. Temos o compromisso de aprender e praticar o desapego das opiniões e estar aberto às experiências e insights dos outros, a fim de nos beneficiarmos da sabedoria coletiva. Estamos conscientes de que o conhecimento que possuímos atualmente não é uma verdade absoluta e imutável. O insight é revelado através da prática de escutar com compaixão, olhar profundamente e abrir mão de noções, e não através da acumulação de conhecimento intelectual. A verdade é encontrada na vida e observaremos a vida dentro e ao redor de nós a cada momento, prontos para aprender ao longo de nossas vidas."

Nesse texto (clique aqui), Thich Nhat Hanh ensina que temos que aprender a liberar o conhecimento que possuímos atualmente. Se alguém subir uma escada até chegar ao quarto degrau e achar que chegou ao topo, não irá mais longe. Esse é o fim de sua investigação. Precisamos saber que existe um quinto degrau para poder alcançá-lo e, para isso, precisamos deixar o quarto de lado. Não devemos ficar presos no que pensamos que sabemos. Temos que estar prontos para liberar o que sabemos para chegar a outro nível de conhecimento e compreensão. Na tradição budista, isso é a coisa mais importante - aprender a liberar o que sabemos.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Nenhum comentário: