domingo, junho 28, 2020

O primeiro treinamento de atenção plena: Abertura

Nessa semana sugerimos que você estude O primeiro treinamento da atenção plena da Ordem Interser: Abertura.,

"Ciente do sofrimento criado pelo fanatismo e pela intolerância, estamos determinados a não ser idólatras ou vinculados a qualquer doutrina, teoria ou ideologia, mesmo budistas. Temos o compromisso de ver os ensinamentos budistas como um meio orientador que nos ajuda a aprender a olhar profundamente e a desenvolver nossa compreensão e compaixão. Eles não são doutrinas para lutar, matar ou morrer. Entendemos que o fanatismo, em suas diversas formas, é o resultado de perceber as coisas de maneira dualista ou discriminatória. Vamos nos treinar a olhar para tudo com abertura e com a percepção do ser humano, a fim de transformar o dogmatismo e a violência em nós mesmos e no mundo."

Nesse texto (clique aqui), Thich Nhat Hanh ensina que segundo O Primeiro Treinamento de Atenção Plena da Ordem do Interser revela a abertura e a tolerância do budismo. De acordo com o budismo, se não continuarmos a expandir os limites de nosso entendimento, seremos incapazes de avançar no caminho do insight. Os ensinamentos do Buda são um meio de ajudar as pessoas. Eles não são um fim em si mesmos, não são algo para adorar ou brigar. Apegar-se fanaticamente a uma ideologia ou doutrina não apenas nos impede de aprender novas maneiras de ver as coisas, mas também cria conflitos sangrentos. Os piores inimigos do budismo são o fanatismo e a mente estreita.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Nenhum comentário: