segunda-feira, outubro 30, 2017

Não se deixe dominar pelo desespero

Nesses dias onde muitas vezes olhamos ao redor e só vemos violência, injustiças, famílias e amigos divididos por pontos de vista, muitas vezes parece que não há saída e é fácil ficar desanimado e abatido, como se tudo isso fosse durar para sempre. Nada dura para sempre.

No texto (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que é possível, naturalmente, ficar preso na "lama" da vida. É fácil notar a lama sobre você às vezes. A coisa mais difícil de praticar é não se deixar dominar pelo desespero. Quando você está dominado pelo desespero, tudo o que pode ver é sofrimento em todos os lugares que olha. Você sente como se o pior estivesse acontecendo com você. Mas devemos lembrar que o sofrimento é uma espécie de lama que precisamos para gerar alegria e felicidade. Sem sofrimento, não há felicidade. Portanto, não devemos discriminar a lama. Temos que aprender a abraçar e ninar o nosso próprio sofrimento e o sofrimento do mundo, com muita ternura.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

valeria disse...

Muito oportuno esse texto: muitas vezes tenho a sensação de que as dificuldades que estamos passando no Brasil e no mundo ( os retrocessos, a intolerância, as crises na economia, etc...) não tem saída. Thây me fez relembrar a impermanência de todas as coisas. Muitíssimo obrigada!!