segunda-feira, fevereiro 06, 2017

Meditação e cura

Nessa semana sugerimos que você estude o texto anexo (clique aqui), sobre a interligação da meditação e a cura de nossas doenças da mente e corpo.

Thich Nhat Hanh ensina que no âmbito da psicoterapia, a baixa auto-estima é considerada doença. Na prática da mente alerta, tanto a baixa quanto a alta auto-estima e também a necessidade de julgar-se exatamente igual às outras pessoas também são consideradas doenças ou, como dizemos no budismo, complexos.

Quando nossos desejos, medos e sentimentos de indignação são reprimidos assistimos aos programas de televisão, ouvimos rádio, folheamos livros, lemos jornais, conversamos, jogamos cartas e bebemos bebidas alcoólicas, tudo para esquecer. Quando as formações mentais são reprimidas e não podem circular, começam a aparecer sintomas de doenças físicas e mentais. Precisamos saber como parar com a repressão, para que as formações mentais de desejo, medo, indignação, etc. tenham oportunidade de se manifestar, ser reconhecidas e transformadas.

O ensinamento nos diz que a mente alerta tem a capacidade de reconhecer os nós interiores quando eles aparecem em nossa consciência e transformá-los.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

3 comentários:

Daniela Prado disse...

Bom dia! Recebi um e-mail com as últimas atualizações do blog e esse texto veio como uma preciosidade no momento pelo qual estou passando. É incrível como quando voltamos a andar e viver dormentes, sem estarmos conscientes e observando a nós mesmos, entramos novamente em um círculo vicioso de repetição, insatisfação, ansiedade e dor. Tenho percebido que mesmo quando procuro estar alerta me deixo levar pelo comodismo. Mas sinto uma evolução constante que deve ser regada e cuidada, uma vez que é muito fácil se deixar levar pela "dormência" e êxtase quando conseguimos realizar alguns de nossos desejos. Agradecida por compartilhar ensinamentos por intermédio deste blog. Gratidão por conhecê-lo e continuarei acompanhando. Gostaria de receber as atualizações semanais.

Leonardo Dobbin disse...

Daniela,

Para receber os textos diretamente envie, por favor, seu e-mail para contato@viverconsciente.com.

Obrigado

Tadeu Borges disse...

muito obrigado _/\_