quarta-feira, outubro 07, 2009

Aceite a si mesmo

O texto dessa semana (clique aqui) foi retirado de uma palestra do professor de Dharma Phap Dung, monge sênior de Thich Nhat Hanh. Nesse texto ele explica que a alegria, o amor, e também a raiva são manifestações da nossa consciência raiz e que não podemos excluir nenhuma delas.

Tendemos a pensar na raiva como algo negativo e queremos excluí-la, mas Phap Dung nos ensina que o melhor é aceitá-la, reconhecê-la e compreendê-la. Ele diz que a raiva só é algo ruim quando não podemos enxergá-la. Ele diz que é mais inteligente aceitar que temos raiva, não discriminar e assim essa raiva poderá se transformar e nutrir nosso entendimento, amor e felicidade.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

Victor Miranda disse...

Amigos da sangha,

o texto desta semana foi especialmente útil para mim. Ajudou-me a perceber que, mesmo praticando diligentemente, continuarei a suportar a ansiedade que insiste em aparecer diariamente em minha. Devo fazer dela uma amiga, a ser reconhecida e acolhida toda vez que se manifestar, e contemplá-la, em busca de suas raízes.
Obrigado pelo presente desta mensagem.
Abraços,