domingo, fevereiro 15, 2009

Receber, abraçar e transformar

Um dia o Buda deu a Rahula, um jovem monge, uma palestra de Dharma sobre a capacidade da Terra de receber, abraçar e transformar todos os tipos de elementos. Há quatro grandes elementos: terra, água, fogo e ar. Todos os quatro grandes elementos têm a capacidade de receber, abraçar e transformar. “Rahula”, o Buda disse, “aprenda a ser como a terra. Se as pessoas derramarem leite ou fragrância, depositarem flores ou jóias ou derramarem urina, excremento ou muco na terra, ela os recebe sem discriminação.” Por quê? Porque a terra tem a capacidade de receber, abraçar e transformar. A terra pode receber excrementos e urina porque é imensa. Ela os transforma em flores, grama e árvores. Se você cultivar seu coração de forma que seja aberto, se tornará imenso como a terra e poderá abraçar qualquer um ou qualquer coisa sem sofrimento.

Se você colocar um punhado de sal em uma bacia e agitá-la, a água se torna tão salgada que não se pode beber. Se você coloca esta água em um rio, ele não é afetado porque é imenso. Se seu coração é como o rio, você não sofrerá devido a pequenos problemas. Sofremos porque nossos corações são pequenos e não inclusivos. Nossos corações têm a tendência a excluir e eliminar.

-Thich Nhat Hanh (traduzido do livro "The Path of Emancipation")

3 comentários:

Teacher Juliano disse...

Sou professor de inglês em uma escola pública estadual do Estado de São Paulo, e percebo como muitas vezes o "receber, abraçar e transformar" que você mencionou é algo tão distante da realidade de uma sala de aula. Os alunos devido as suas dores e nós devido as nossas dores e ignorância emocional e espiritual acabamos caindo muitas vezes em um circulo vicioso de agressões. Nossos corações nada tolerantes e pequenos se salgam mutuamente em vez de se purificarem mutuamente ao se abrirem uns para os outros como um rio imenso de aguas profundas. Deixamos nossas sementes negativas não só brotarem, mas lançarem raízes no coração uns dos outros. Por isso eu gostaria que você se pudesse postasse algum texto que falasse diretamente sobre a relação professor aluno. Embora, eu sei, que todos os textos apresentados aqui por por você tenham um carater tao amplo que possam falar da escola, sem mencion-la. Obrigado mais uma vez pelas palavras aqui postadas.

Anônimo disse...

Juliano,

Vou tentar achar algum texto sobre o assunto.

Nem sempre consigo ser grande como a terra. As vezes sou pequeno como o copo de água e também fico salgado e impossível de beber. Mas as vezes que consegui reveber, abraçar e transformar, experimentei grande felicidade. Pratico para conseguir agir assim com mais frequencia.

ton cruz amilton cruz disse...

A terra recebe,abraça e transforma,devemos receber a agressão e transforma-la em compaixão.receber,abraçar e transformar é sabedoria.