quinta-feira, abril 19, 2007

O caminho para sair da depressão

Nessa semana apresentamos um texto (clique aqui) retirado de uma palestra de Dharma no Ano Novo 2006 onde o Thay fala de seus insights sobre formas de cura da depressão e que poderão nos trazer muita felicidade e liberdade

Thich Nhat Hanh diz que se você está deprimido ou se você está com medo de entrar em depressão a saída é a prática da consciência, da vida consciente. Muito frequentemente nós estamos perdidos em nossos pensamentos, nossas preocupações, nossos projetos, nossa ansiedade, nosso medo. Nós estamos completamente perdidos. Não estamos a par do que está acontecendo. Segundo ele a conscientização é o início da cura, da liberdade.

Gostaria de agradecer imensamente a Letícia Rothen que traduziu este texto do inglês e permitiu que o parilhássemos com a Sangha.

Leia o texto (clique aqui) e pratique.

Divida seu insight conosco.

Para ler a newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Nós somos capazes de parar, de deixar o caminho do sofrimento e
começar a tomar o caminho da felicidade. Todos nós somos capazes de
produzir o pensamento correto."

Seguindo os passos do mestre Thay por dois anos, venho melhorando
substancialmente do meu processo depressivo. Tento manter a atenção no
momento presente e lentamente encontrando as raizes do meu sofrimento.
Faço uma terapia semanal baseada em psicologia budista, onde me
percebo enquanto hajo e vejo alegrias no dia a dia; procuro
desenvolver minhas sementes positivas.
que todos possam estar felizes,
-^- shanti

Anônimo disse...

Adoro ler os textos do mestre Thay.
Em cada um encontro uma palavra, uma frase que me faz "despertar", sair do
piloto automático e praticar os ensinamentos no dia-a-dia.
Este sobre depressão, caiu como uma luva no meu agora.Estava desanimada e percebi que me deixei levar pelas energias do mundo (preocupação, medo,irritação,cansaço) e foi revigorante chegar em casa e encontrar esta pérola do mestre.
paz e amor a todos,
Nazira

Edna Lucia Ramos disse...

Como é dificil vencer a depressão aopressão e a trstesa...Os textos do thay são pura luz! Tambem brilham voçes companheiros da Sanga Virtual. Assim não me sinto tão só.