domingo, fevereiro 21, 2021

A pessoa sem nada para fazer

Muitos de nós passamos a vida inteira aprendendo, questionando e procurando. Mas mesmo no caminho da iluminação, se tudo o que fizermos for estudar, estaremos perdendo nosso tempo e o do nosso professor. Isso não significa que não devemos estudar; estudar e praticar ajudam um ao outro. Mas o que é importante não é o objetivo que buscamos, mesmo que esse objetivo seja a iluminação, mas viver cada momento de nossas vidas diárias verdadeira e plenamente.

No texto (clique aqui) que sugerimos essa semana Thich Nhat Hanh comenta um dos ensinamentos do mestre Linji sobre a pessoa sem nada para fazer nem aonde ir. Thay ensina que essa pessoa é alguém que não corre atrás da iluminação ou se apega a nada, mesmo que essa coisa seja o Buda. Esta pessoa simplesmente parou. Ela não é mais apanhada por nada.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

Luciano Amorim disse...

Obrigado pelo texto, pela tradução e pelos preciosos ensinamentos sobre os quais vou contemplar. Estou lendo os livros do Thich Nhat Hanh e cada vez mais interessado nos seus ensinamentos. Grande abraço e obrigado!