segunda-feira, agosto 29, 2016

Ahimsa

A palavra sânscrita ahimsa, usualmente traduzida como não-violência literalmente significa, não ferir ou ser inofensivo. Para praticar ahimsa, primeiramente temos que praticá-la dentro de nós mesmos. Em cada um de nós, há certa quantidade de violência. Dependendo do nosso estado, nossa resposta às coisas será mais ou menos não-violenta.

No texto sugerido desta semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh reflete sobre o que é ser não violento. Ele diz que para praticar ahimsa, primeiramente precisamos aprender a lidar pacificamente conosco mesmos. Se criarmos verdadeira harmonia dentro de nós, saberemos como lidar com a família, amigos e associados. Técnicas são sempre secundárias. O mais importante é se tornar ahimsa, de forma que quando uma situação se apresente, não criaremos mais sofrimento. Para praticar ahimsa, precisamos de gentileza, bondade amorosa, compaixão, alegria e equanimidade direcionadas a nossos corpos, nossos sentimentos e outras pessoas.

A paz real deve ser baseada no insight e entendimento e para isso devemos praticar a reflexão profunda – olhar profundamente dentro de cada ato e cada pensamento da nossa vida diária.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

Tadeu Borges disse...

obrigado, obrigado, obrigado!
Fui ontem à passeata em São Paulo.
Tenho muita vontade de superar muitas dificuldades minhas, rancores e reações pontudas, mas o momento está difícil. Difícil e longo. Sempre penso que logo vai passar o pior e meu envolvimento com essas circunstâncias também...
Sei que a meditação diária tem me ajudado muito. Tenho conseguido manter uma tranquilidade e um certo equilíbrio. Do contrário, estaria surtando.
Passo a passo. Hoje dei com este texto do iluminado mestre que reforçou pra mim o entendimente e o insight.
obrigado _/\_