quarta-feira, outubro 22, 2008

Insight Coletivo da Sangha (parte 1)

Um irmão da Sangha da Grécia colocou em uma lista de discussão da Ordem Interser seu sofrimento por sua dificuldade de praticar o 5o. Treinamento devido a problemas de saúde. A partir de hoje e nas próximas semanas vamos compartilhar da sabedoria coletiva da Sangha que o ajudou e com certeza te ajudará também a compreender melhor esse treinamento.



Pergunta:

Queridos Amigos,

Na semana passada tive um ataque cardíaco. Passei sete dias no hospital e fiz uma cirurgia em duas artérias. Agora estou em casa e preciso de repouso. Os médicos me passaram uma dieta especial à base de carne e, especialmente, peixes. Gostaria de continuar sendo vegetariano, sem consumir carnes ou peixes. Em maio último, em Hanói, Vietnã, recebi os 5 Treinamentos da Plena Consciência, de livre e espontânea vontade, na cerimônia transmitida por Thay. Gostaria de manter minhas promessas, principalmente o Primeiro Treinamento.

O que fazer nesta situação? Soube de uma médica em minha cidade que é contra dietas contendo carne, mas não posso consultá-la e receber sua orientação.

Quando vejo pessoas em nosso planeta morrendo de fome, percebo que meu problema é um pseudo-dilema. Perdoem-me.

Mas espero ouvir boas palavras de todos vocês .

Com amor, da ensolarada Thessaloniki, Grécia

G.

Resposta 01:
Caro G,

Você se lembra de mim? Ficamos juntos no mesmo grupo de discussão do Dharma no Vietnã e na época te contei sobre meu câncer.

Fiquei muito triste em saber que vc sofreu um ataque cardíaco. Isso é sério e é muito importante você cuidar bem do seu corpo neste momento.

Desculpe-me, meu inglês não é muito bom, mas sinto que preciso te responder, pois vejo como está sofrendo (falo por mim). Escute, querido G., tive exatamente o mesmo problema e meus médicos me mandaram comer peixe por um certo tempo, pois meu corpo estava muito fraco..

Foi muito difícil para mim, vários amigos me disseram para não seguir a orientação dos médicos, mas senti - nesta situação específica, após a radioterapia - que meu corpo precisava disso. Apesar de comer muito tofu, frutas secas e algas, meu organismo parecia debilitado.

Então decidi comer peixe por um tempo e foi muito bom para mim.

Caro G, acredito que seja muito importante vc comer carne ou peixe agora. Se comer em plena consciência (eu sempre me pedia desculpas e agradecia profundamente ao peixe, por me dar sua vida em prol do bem estar do meu corpo), não há como errar.

Após dois meses, não precisei mais me alimentar de peixes, me senti muito bem e pude voltar à minha alimentação vegetariana normal.

Isto me lembrou de algo que aconteceu comigo quando eu estava trabalhando na Bósnia, logo após a guerra. Fui convidada para jantar na casa de uma família local e havia apenas carne à mesa, pois as hortaliças eram caras demais. O que fazer nessa hora? Para mim, o mais correto parecia não ofender aquelas pessoas, que estavam lutando pela sobrevivência. Conseqüentemente, comi carne, mas com muita plena consciência, gratidão, e olhando profundamente para aquela situação.

Querido G, meu inglês é muito ruim, mas quis te dar uma resposta do fundo do meu coração. Espero que possa se recuperar, seja com carne, peixe ou sem nenhum deles, como você preferir. Se você optar por consumir peixes ou carne, por favor, não se culpe. Agora você precisa de toda a sua energia para se recuperar.
Desejo-lhe tudo de bom. E levarei este meu desejo em meu coração.

uma flor de lótus para você

C.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro G:
sou vegetariano há 30 anos (tenho 48), e concordo inteiramente com o conselho de C.
Há um momento em que temos que "desengessar" nossas convicções, em nome do AMOR, que é o objetivo maior, em nosso apredizado aqui na Terra.
Colocaria até uma questão mais radical: os sobreviventes dos Andes (uma história conhecida, de um acidente aéreo): deveria se consumir carne humana (já sem o espírito)...para se sobreviver??
Refleti muito sobre isso ; cheguei à conclusão que, se minha filha estivesse morta...ela própia (em espírito) estaria dizendo para mim:
_papai, consuma o meu corpo, que é só matéria, para que vc possa sobreviver...e ainda ajudar muitas pessoas!! É isso o que "Buda" (Deus) quer!
Abraço!
Rogério