quarta-feira, outubro 17, 2007

Ordem Interser (parte 3)

Sugerimos essa semana um texto inicial e básico (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh fala sobre a ordem Interser (Tiep Hien), que combina o budismo com a forma ocidental de ver as coisas. Nesse texto ele explica o que significam as palavras Tiep e Hien e explica quatro dos 14 treinamentos de plena atenção transcritos abaixo:

DÉCIMO PRIMEIRO - Não viva uma vocação que seja prejudicial à humanidade e à natureza. Não invista em companhias que privem outros da chance de viver. Escolha uma vocação que ajude a realizar seu ideal de compaixão.

DÉCIMO SEGUNDO - Não mate. Não deixe que os outros matem. Por todos os meios possíveis defenda a vida e evite a guerra.

DÉCIMO TERCEIRO - Não possua nada que deveria pertencer a outros. Respeite a propriedade alheia; mas impeça que outros se enriqueçam através do sofrimento alheio.

DÉCIMO QUARTO - Não maltrate seu corpo. Aprenda a tratá-lo com respeito. Não encare seu corpo como um simples instrumento. Preserve energia vital- sexo, respiração, espírito - para a auto-realização. A expressão sexual não deve se manifestar quando não há amor ou compromisso. Nos relacionamentos sexuais esteja consciente do sofrimento futuro que poderá causar a outros. Preserve a felicidade dos demais; respeite os direitos e os compromissos alheios. Esteja inteiramente cônscio da responsabilidade de trazer novas vidas ao mundo. Medite no mundo para o qual você está trazendo novos seres.

Se você quiser ler a newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

Nenhum comentário: