quinta-feira, março 29, 2007

Pratique esse mês a Compreensão Correta

Nesse mês de abril sugerimos que você encontre novas formas de praticar a Compreensão Correta (para ler o texto clique aqui) que é a primeira prática do Nobre Caminho Óctuplo. O Caminho Óctuplo é o caminho que o Buda nos ensinou para superarmos o sofrimento. A cada mês estudaremos uma dessas práticas.


Compreensão Correta é, antes de mais nada, uma profunda compreensão das Quatro Nobres Verdades - o sofrimento, a sua geração, o fato de que ele pode ser transformado e o caminho de transformação. Buda afirmou que a Compreensão Correta consiste em ter e confiança no fato de que existem pessoas que foram capazes de transformar sua dor. Shariputra descreveu a Compreensão Correta como a capacidade de saber diferenciar as raízes sadias das não-sadias.

Leia o texto (clique aqui) e pratique a Compreensão Correta esse mês.

Divida seu insight e suas dúvidas sobre a Compreensão Correta em nosso blog.

Para ler a newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

4 comentários:

Nouredini disse...

queridos irmãos,
é bom estar de volta e poder fazer comentários...

"Às vezes observamos nossos filhos fazendo coisas que sabemos que vão lhes trazer sofrimento no futuro (...). Tudo o que podemos fazer é estimular neles as sementes da Compreensão Correta, e mais tarde, nos momentos mais difíceis, tentar oferecer algum beneficio ou orientação"

Esta semana passei por uma situação assemelhada com a minha filha mais velha e só a crença e observancia da prática da compreensão correta, trouxe alívio a meu coração de mãe. Estarei ao lado dela quando nessesário, procurarei mostrar os ensinamentos do nosso mestre mas, nunca e jamais, poderei caminhar por ela.

Shanti,

heide

Anônimo disse...

Estou completamente no escuro. Se possuímos apenas um ponto de vista, se todos os pontos de vista são incorretos, como poderemos um dia alcançar a compreensão correta? Será que a compreensão correta é de que ela é inalcançável?

Anônimo disse...

Ao sabermos que todos os pontos de vista representam apenas uma visão parcial e errônea da realidade, aprendemos a não nos apegarmos a eles, aprendemos a ouvir e sabemos que nossos pontos de vista nunca são a verdade definitiva. Sempre podemos melhorá-los, sempre.

Através da meditação naturalmente a mente tranquila consegue penetrar mais na realidade e ter insights mais profundos.

Edna Lucia Ramos disse...

Leo:Ainda não li o texto que originou seu comentario porem identifico com as coisas que voçe pensa. Shanti, Edna.