domingo, junho 08, 2025

Reconhecer estados não aflitivos como felicidade, em vez de "nada"

Primeiramente felicidade significa a ausência de sofrimento. No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que quando nós não temos uma formação mental de raiva em nós esse é o exato momento em que temos muita alegria, mas nesse momento, não sentimos nenhuma alegria. Só quando a formação mental de raiva se manifesta nós sabemos, nesse momento, que sofremos muito. Mas quando a raiva não está presente, nós a consideramos natural. Nós não pensamos em felicidade.

Nós temos a experiência, nós temos memórias de dor e sofrimento. Elas são muito importantes. Se você já sofreu muito, se você já passou por muito sofrimento, essa experiência é muito preciosa, por que, graças a isso, você pode reconhecer os momentos de felicidade que você pode absolutamente ter. Assim, o praticante é capaz de cultivar a felicidade apenas se lembrando da dor e do sofrimento do passado. Uma pessoa já pode tocar felicidade no momento presente.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Nenhum comentário: