domingo, novembro 02, 2025

Tomando conta do sofrimento

Pai e filhoO monge Phap Dung no vídeo dessa semana (clique aqui) diz que nunca nos ensinaram como cuidar do nosso sofrimento. Nem na escola e nem provavelmente nossos pais foram um modelo de como cuidar do sofrimento.

As pessoas não sabem como cuidar do seu sofrimento, olhar com coragem para ele e encontrar a sua causa. Há uma fonte de onde essas emoções vêm: o teu vazio, a tua solidão, o teu julgamento, o teu trauma. Segundo o budismo a saída para essas coisas vem através da atenção plena, através de parar, de abraçar e compreender. Portanto, a saída, o caminho para fora do sofrimento, é o caminho para dentro. A saída do sofrimento é tocar no sofrimento. Não tenha medo dele. O sofrimento pode ser um elemento muito bom para a nossa transformação e cura.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.