No budismo, o carma é a lei de causa e efeito que rege o universo. É a ideia de que nossas ações têm consequências, tanto positivas quanto negativas.
Thich Nhat Hanh explica no vídeo dessa semana (clique aqui) que o carma pode ser individual ou coletivo. O carma individual é o resultado de nossas próprias ações, enquanto o carma coletivo é o resultado das ações de um grupo de pessoas. Thay afirma que não existe uma separação clara entre o individual e o coletivo. As ações de cada indivíduo afetam o coletivo e vice-versa.
Por exemplo, quando alguém comete um ato de violência, isso afeta não apenas a vítima, mas também a sociedade como um todo. Da mesma forma, quando alguém pratica a compaixão e o amor, isso beneficia não apenas a si mesmo, mas também o mundo ao seu redor.
Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.
Revelar o humano
-
Construímos muitas estruturas para estarmos separados uns dos outros e para
fazermos sofrer uns aos outros. Por isso é importante descobrir o ser
humano n...
Há 5 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário