sábado, dezembro 15, 2012

A primeira ceia

Nesse último texto do ano (clique aqui) trazemos um texto que nos ajuda em uma reflexão nesse final de ano onde nas festas há muita comida e muitos presentes, onde estamos com entes queridos mas às vezes não estamos realmente presentes para eles nesses momentos.

Você sente gratidão pelas coisas que tem? E pelo que recebeu? É grato a seus pais pelo amor que recebeu? Thich Nhat Hanh, no texto sugerido (clique aqui), diz que se sente extremamente grato por tudo. Todas as vezes em que toca a comida, sempre que vê uma flor, quando respira ar puro.

Thay diz que "Sempre que fazemos uma refeição, praticamos a gratidão. Somos gratos por estarmos juntos numa comunidade. Somos gratos por termos alimentos para comer, e realmente apreciamos a comida e a presença uns dos outros. Sentimo-nos gratos durante toda a refeição e todo o dia, e expressamos esse sentimento ficando completamente conscientes da comida e vivendo profundamente cada momento. É assim que tento manifestar minha gratidão a toda a vida. "

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

O padre protestante que interpelou Thich Nhat Hanh na conferência tinha um conceito de Deus baseado na relação sujeito-objecto. Quer seja a primeira ceia ou a última, está sempre implícita a ideia de comunhão cuja origem etimológica é comunicação. A profunda comunicação, o conceito do interser sempre presente nos textos de Thich Nhat Hanh, ou não fosse ele um profundo analítico da vida e sua estreita relação com o budismo.
A minha gratidão pelo texto.
eugénia abrunhosa