quinta-feira, setembro 08, 2011

Impermanência

Impermanência significa que nada permanece o mesmo por dois instantes consecutivos. Parece fácil? De fato não é um conceito difícil de entender mas na vida real na verdade não aceitamos a impermanência como um fato e resistimos contra ela. E por isso sofremos.

No texto (clique aqui) desta semana Thich Nhat Hanh ensina que todos nós podemos entender a impermanência com nosso intelecto, mas isto não é, contudo a verdadeira compreensão. Apenas nosso intelecto não nos conduzirá a liberdade. Quando a impermanência se torna nossa experiência diária poderemos obter o verdadeiro insight da impermanência.

Nós também não podemos descobrir o insight da impermanência por só um momento e depois encobri-lo e ver tudo novamente como permanente. Por exemplo, a maior parte do tempo nós nos comportamos como se nossos filhos sempre fossem estar em casa conosco. Nós nunca pensamos que em alguns anos eles nos deixarão para se casar e ter as próprias famílias. Assim nós não valorizamos os momentos que nossos filhos estão conosco.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

2 comentários:

B disse...

Quando observamos a realidade da impermanência é comum, num primeiro momento, uma sensação de perda, de que tudo se desfazendo onde nada sobra "de pé"... portanto pode vir um pensamento de ausencia de sentido para as atividades e para a própria vida. Entretanto, numa observação mais demorada,amadurecida pelo esclarecimento vindo com o tempo, o próprio pai da impermanencia, percebemos que há algo além...algo que está ao mesmo tempo óbvio pela sua proximidade mas velado pela agitação de nossas mentes...
A impermanencia é um conceito que apresenta o universo feito de formas e nomes, onde reina a diferenciação e a consequente transformação... Como todo conceito, a idéia de impermanencia aparece na mente que, em vez de simplesmente testemunhar o bloco de realidade que se apresenta e apreciá-lo e amá=lo em sua natureza de transformação, percebe a impossibilidade de manter estável o cenário que observa. Assim, na medida em que há desejo de estabilidade, de controle sobre a realidade, mutável em sua essencia, o observador, a consciencia que experimenta a observação, perde-se da estabilidade que é a sua própria natureza, eterna, absoluta!
A prática da meditação é a prática de recordar quem somos, de voltar pra casa, pra verdadeira casa sempre permanente e acolhedora em sua paz e completude!

Harih OM

Nouredini disse...

Hoje, pouco antes de ler o texto da semana recebi um e-mail sobre o sepultamente de um colega e de imediato pensei: ele se foi, não vou mais ve-lo.
Ao ler o texto voltei a ter tranquilidade na consciência de que somos impermanentes, mas também permanentes. Dário, colega querido, passa integrar de outra forma a natureza e continua vivo nos seus filhos e nas ações que fez.
obrigada pelo texto.
paz a todos!
Nouredini (Heide)