quarta-feira, junho 25, 2008

Perguntas Freqüentes sobre os Treinamentos

Os Cinco Treinamentos são a essência da prática budista e devemos estudá-los e recitá-los com freqüência. Eles são um guia que nos ajudam em nosso caminho espiritual.

Nessa semana, enviamos texto da monja Chân Không (clique aqui), assistente de Thich Nhat Hanh nos últimos 40 anos, onde ela responde às perguntas mais comuns sobre os Cinco Treinamentos que surgem durante os retiros. Lembro que em setembro haverá retiros no Rio e São Paulo, com monges do monastério Deer Park, onde os que desejarem poderão receber os Treinamentos e se tornarem alunos do Thay.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

4 comentários:

Paulo disse...

Pergunta:
Não há uma contradição entre a primeira resposta (manter raízes em outra religião) e a terceira resposta (a necessidade de fé nas três jóias para seguir os treinamentos)?

Anônimo disse...

Acho que não porque há equivalentes das 3 joias em todas as religiões. Um cristão poderia tomar refúgio em Jesus, nos evangelhos e na Igreja.

Me parece também que os treinamentos são universais e se aplicam a qualquer religião.

Paulo disse...

Olá,

Também acho que os 5 Treinamentos são bem práticos e podem ser aplicados independentemente de crenças religiosas.

Como em quase todos os seus ensinamentos, o Buda preocupa-se mais em nos mostrar métodos práticos e aplicáveis no cotidiano que em elocubrações áridas.

Mas a questão da fé, parece-me, é distinta.
Parece-me que ter confiança nas Três Jóias não se coaduna bem com ter fé em um criador, por exemplo, além de outras características atribuídas a 'deus' pelos cristãos.

Bem, de qualquer modo, falo apenas de sensações minhas.

Devo admitir que ainda não li os livros de mestre Nhat Hahn que tratam das relações com o cristianismo ("Vivendo Buda, Vivendo Cristo" e "Buda e Jesus, irmãos").
Creio que devo lê-los antes de pensar mais sobre o assunto.

Obrigado

Anônimo disse...

Paulo,

Acho que a questão aqui é que mesmo cristãos podem se comprometer a seguir os 5 treinamentos, e podem adaptar as 3 jóias dentro da sua tradição, sem ter que virarem "budistas". Acho que o ponto é que para se conseguir praticar bem os treinamentos é preciso apoio, e os refúgios são um apoio a prática. Sem eles fica difícil ser diligente e continuar. Acredito que um cristão poderia buscar esse refúgio na sua fé em Deus e Cristo, nos seus ensinamentos e na comunidade cristã. Com esse apoio ele conseguiria se manter na prática dos treinamentos.

Essa é a minha interpretação sobre a questão, obviamente sujeita a incorreções.

Obrigado.