quarta-feira, setembro 05, 2007

Meditação e Cura

Nessa semana sugerimos que você estude o texto anexo (clique aqui), sobre a interligação da meditação e a cura de nossas doenças da mente e corpo.

O Thay ensina que no âmbito da psicoterapia, a baixa auto-estima é considerada doença. Na prática da mente alerta, tanto a baixa quanto a alta auto-estima e também a necessidade de julgar-se exatamente igual às outras pessoas também são consideradas doenças ou, como dizemos no budismo, complexos.

Quando nossos desejos, medos e sentimentos de indignação são reprimidos assistimos aos programas de televisão, ouvimos rádio, folheamos livros, lemos jornais, conversamos, jogamos cartas e bebemos bebidas alcoólicas, tudo para esquecer. Quando as formações mentais são reprimidas e não podem circular, começam a aparecer sintomas de doenças físicas e mentais. Precisamos saber como parar com a repressão, para que as formações mentais de desejo, medo, indignação, etc. tenham oportunidade de se manifestar, ser reconhecidas e transformadas.

O ensinamento nos diz que a mente alerta tem a capacidade de reconhecer os nós interiores quando eles aparecem em nossa consciência e transformá-los.

Leia o texto e comente em nosso blog.

Se você quiser ler a newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Reconhecer nossos desejos, mesmo os inconfessos, reconhecer nossos erros, mesmo os mais vergonhosos, é o único meio de superá-los.

Obrigado por mais este belo texto do mestre Nhat Hahn.

Paulo

Nouredini disse...

Tenho andado afastada da sangha virtual - caminhos e descaminhos da vida.

Na sexta-feira passada assiti uma aula de Swami Shurimahanada sobre alguns transtornos mentais, entre eles a bipolaridade. Hoje sou brindada com este texto que só confirma, todos nós somos bipolares, quaisquer dos lados que se manifeste em excesso é uma doença/complexo, logo só nos restav trilhar o caminho do meio. Ao acolher estes sentimentos, olha-los verdadeiramente, eles perdem a sua sugnificancia e conseguimos encontrar a paz.