quinta-feira, março 03, 2011

Abraçando a raiva

Precisamos desenvolver a consciência de forma a perceber quando a raiva se manifestou em nós. Se deixarmos nossa raiva sozinha, causará estrago para nosso corpo, para nossa mente e talvez para o nosso entorno. Portanto precisamos abraçar nossa raiva, reconhecê-la, aceitá-la e assim transformá-la.

No texto sugerido (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina que se alguém nos faz sofrer, é porque esta pessoa também está sofrendo. Alguém que não sabe lidar com seu sofrimento permitirá que ele vaze, e nos tornaremos vítimas do seu sofrimento. Sabemos que alguém que sofre tanto assim precisa de ajuda e não punição. Quando começamos a ver isso, a compaixão nasce, e não sofremos mais. Compaixão é o antídoto para a raiva. Uma vez que estamos motivados pelo desejo de ajudar a outra pessoa a sofrer menos, estamos livres de nossa raiva.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

5 comentários:

Um principiante, apenas isso. disse...

Quando comecei a interiorizar que aquele que nos faz sofrer é também um sofredor, uma grande abertura de entendimento se abriu pra mim. A compaixão tornou-se quase natural, mesmo sendo muito doificil ás vezes conter as nossas primeiras reações impulsivas.

Percebo que a Paz, o Amor e a Compaixão podem começar por mim, eu faço a escolha. E mesmo quando não as tenha escolhido, posso optar por elas a qualquer momento.

O texto todo é belíssimo e comovente.

Ale disse...

Oi! estou lendo o livro "aprendendo a lidar com a raiva", e qual foi minha surpresa ao ler este texto a tarde, enviado por uma amiga!!a cada dia percebo que nada é por acaso...Obrigada

heide disse...

grande sacada do irmão - "quando não as tenho escolhido posso optar por elas a qualquer momento".
Em tudo, o que verdadeiramente temos é o momento presente e nele podemos sempre retomar o caminho.
Votos de paz e harmonia.
-^- shanti
Nouredini.'.
(heide)

Anônimo disse...

oi, como faço para receber os posts por email? tentei atraves do link que tem no texto, mas não funciona pois vai para outra pagina. grata, Anete

Tâm An Dao (Verdadeira Paz do Coração) disse...

Basta enviar um e-mail para contato@viverconsciente.com. Seu e-mail será incluído na lista.