segunda-feira, agosto 24, 2009

Thay internado em hospital nos EUA

Queridos amigos,

Nosso professor Thich Nhat Hanh contraiu uma infecção no pulmão em sua viagem aos Estados Unidos e está internado em um hospital para tratamento. Transcrevemos abaixo uma carta que ele escreveu aos participantes do retiro que ele deveria liderar. Vamos estar presentes com Thay, respirando por ele, andando por ele e sorrindo por ele.




Boston, 21 de agosto de 2009

Queridos amigos e co-praticantes do retiro “Um Buda não é suficiente”
Estes Park, Co.

Meus queridos amigos,

Estou escrevendo para vocês do Massachusetts General Hospital em Boston. Soube que a Sangha se manifestou hoje em Estes Park. Eu sinto falta do retiro. Eu sinto falta do bonito arranjo do retiro. Especialmente, eu sinto falta da Sangha, e sinto falta de vocês.

Eu aprecio sentar com a Sangha, andar com a Sangha, respirar com a Sangha. A alegria de estar juntos, compartilhando o Dharma e a prática juntos é sempre muito nutritiva e curadora.

Mas eu não sofro, porque sei que estou tomando conta de mim mesmo. E tomar conta de mim mesmo é tomar conta de vocês. Os médicos aqui decidiram que eu deveria ficar 14 dias internado para tratamento de uma infecção no pulmão por Pseudomonas aeruginosa. Por favor, não se preocupem. É apenas uma infecção. Mas tem que ser tratada corretamente. Meus rins, meu pulmão, meu coração, meu sistema digestivo todos funcionam bem. Estou sendo medicado com dois fortes antibióticos, com injeções intra-venosas diariamente. E os clínicos aqui estão monitorando de perto o processo de tratamento. Me permitem sair do hospital para o parque próximo uma hora por dia para fazer meditação caminhando.

Há quase 1.000 de nós agora praticando juntos no retiro de Estes Park. Deve ser alegre. Estou confiante que nossos muitos professores de Dharma, leigos e monásticos, estão conduzindo o retiro da melhor maneira que podem.

Queridos amigos, se vocês olharem em profundidade, me verão no retiro, andando com vocês, sentando com vocês, respirando com vocês. Eu sinto claramente que estou em vocês e vocês estão em mim. Neste retiro, vocês testemunharão o talento da Sangha: vocês verão que Thay já continua pela Sangha, e a presença da Sangha carrega a presença do Thay. Por favor, deixe-me caminhar com seus pés fortes, respirar com seus pulmões saudáveis e sorrir com seus bonitos sorrisos.

Terminamos um maravilhoso e alegre retiro no Stone Hill College no estado de Massachusetts antes de Thay ir para o hospital para um check-up. Os médicos disseram que não deveríamos adiar o tratamento. Portanto Thay está fazendo seu melhor por vocês e vocês estão fazendo seu melhor por Thay. Deste modo podemos ainda desfrutar estarmos juntos. Por favor, desfrutem do retiro por mim, e levem para casa um conjunto de palestras de Dharma proferidas no retiro de Stone Hill, especialmente a última.

Espero escrever para vocês novamente em alguns dias, antes do final do retiro.

2 comentários:

zendo disse...

Thay está em todos nós.
Seria possível ouvir seu último talk antes de ser internado?
Thay pede que ouçamos essa palestra.

Tâm An Dao (Verdadeira Paz do Coração) disse...

Zendo,

Infelizmente ainda não temos acesso a esse talk. Ele será distribuído aos participantes do retiro. Se for publicado nós o compartilharemos.