Nessa semana sugerimos a leitura de um texto (clique aqui) onde Sister Annabel, monja sênior de Plum Village, nos ajuda a aprofundar o conhecimento sobre a consciência na respiração.Ela nos ensina que quando estamos em uma crise e não sabemos o que fazer, há apenas uma coisa que você pode fazer: respirar e chamar toda a atenção para a respiração. Você não precisa esperar por uma crise para praticar a respiração plena. Em sua vida diária, pode nutri-la e curá-la a qualquer momento que você desejar. Você pode aprender a aproveitar sua respiração.
Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.
Sangha Virtual para discussão de textos ligados ao mestre Zen Vietnamita Thich Nhat Hanh. Participe com seus comentários, vivências e impressões sobre os textos selecionados.
Nessa semana sugerimos a leitura de um texto profundo (
Em retiros sempre havia oportunidade dos praticantes fazerem perguntas para Thich Nhat Hanh. Nessa semana sugerimos a leitura de um texto (
Nessa semana sugerimos a
Essa semana compartilhamos um texto (
Essa semana compartilhamos um texto (
De acordo com o Discurso sobre os Quatro Estabelecimentos da Atenção Plena, podemos começar a examinar nossos corpos e reconhecer os elementos básicos que ajudaram a tornar nosso corpo possível. Existem quatro elementos básicos (mahahhuta): terra, fogo, água e ar.
Quando você tem que dizer às pessoas uma má notícia, dizer a verdade pode ser difícil. Se você não fala atentamente, a outra pessoa pode ficar muito zangada ou ansiosa depois de ouvir sua "verdade". Podemos nos treinar para falar a verdade de tal maneira que, no final, a outra pessoa possa aceitá-la.
O verdadeiro amor é feito de entendimento. Não podemos alcançar esse entendimento a menos que pratiquemos o olhar profundo e a escuta profunda. Depois, podemos usar nossas mãos. Nossas ações trarão alívio e felicidade para as pessoas que amamos.
A atenção plena pode ser cultivada pelos nossos ouvidos, olhos, pés e respiração. Precisamos saber como usar nossos olhos para nutrir nossa atenção plena. Nós também podemos fortalecer nossos olhos e usá-los para olhar atentamente. Olhando atentamente, vamos ver mais profundamente. O que vemos pode fortalecer nossa atenção plena, e a atenção plena também nos ajuda a enxergar mais conscientemente. Nossos olhos e a plena atenção ajudam um ao outro. O mesmo acontece com o som. Para ouvir profundamente, você tem que trazer sua mente de volta ao seu corpo e perceber a unidade do corpo e da mente.
Nos ensinamentos do Buda, a expressão namarupa é por vezes usada para se referir à nossa pessoa. Nama significa "mental" e rupa significa "físico". Fazemos uma distinção entre o físico e o mental. Pensamos que nosso corpo é físico e nossos sentimentos, percepções, formações mentais e consciência são mentais.
Em qualquer relacionamento, você pode querer verificar se entendeu a outra pessoa. Se a comunicação e a harmonia existem, isso significa que existe compreensão mútua. Não espere até que a outra pessoa tenha rompido o relacionamento ou esteja cheia de raiva para fazer uma pergunta muito importante.
Compartilhamos essa semana um texto (
Compartilhamos essa semana um texto (
Compartilhamos essa semana um texto (
Compartilhamos essa semana (
Compartilhamos essa semana (
No texto dessa semana (
No texto dessa semana (
No texto dessa semana (
No texto dessa semana (
No texto dessa semana (
No texto dessa semana (
No texto dessa semana (
Muita alegria e felicidade vem de fugir ou deixar algo para trás. Há muitas coisas que não conseguimos deixar para trás, e que nos aprisionam. Pratique a observação profunda dessas coisas.
Você costuma orar? Para quem rezamos no budismo? Há diferença entre a oração dos cristãos e a oração budista? Como evitar a armadilha da rotina na oração? É importante manter a postura do corpo na oração?
Sugerimos que você leia o texto (
Nessa semana oferecemos a você um texto (
Existem duas chaves para uma comunicação efetiva e verdadeira. A primeira é a escuta profunda. Nessa semana compartilhamos um texto (
Nessa semana compartilhamos os
Nessa primeira mensagem de 2019 sugerimos que você leia um texto (