domingo, abril 05, 2015

Impermanência

Impermanência significa que nada permanece o mesmo por dois instantes consecutivos. Parece fácil? De fato não é um conceito difícil de entender mas na vida real na verdade não aceitamos a impermanência como um fato e resistimos contra ela. E por isso sofremos.

No texto (clique aqui) desta semana Thich Nhat Hanh ensina que todos nós podemos entender a impermanência com nosso intelecto, mas isto não é, contudo a verdadeira compreensão. Apenas nosso intelecto não nos conduzirá a liberdade. Quando a impermanência se torna nossa experiência diária poderemos obter o verdadeiro insight da impermanência.

Nós também não podemos descobrir o insight da impermanência por só um momento e depois encobri-lo e ver tudo novamente como permanente. Por exemplo, a maior parte do tempo nós nos comportamos como se nossos filhos sempre fossem estar em casa conosco. Nós nunca pensamos que em alguns anos eles nos deixarão para se casar e ter as próprias famílias. Assim nós não valorizamos os momentos que nossos filhos estão conosco.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

5 comentários:

Mar e Brisa disse...

Inspirar e Expirar assim vivo, dia e noite. Isto é a impermanência.

Lorena disse...

Só depois de ter estado entre vida e morte, entendi de fato o conceito da impermanência. Há três anos, comemorado todo 17 de abril, acordo e agradeço, olho meu filho e comemoro, celebro a vida em cada instante. Esse é um dos pilares da minha felicidade!

sangavirtual disse...

Acabei de passar por uma cirurgia do coração e entendo bem o que a Lorena diz. Olho para cada coisa e comemoro. Tudo pode mudar muito rápido.

Unknown disse...

acompanho o site toda semana e tento praticar exercicios faceis como a respiração e os mantras. FElicito os que ajudam nessa publicação. Heloisa

Leonardo disse...

Obrigado Heloísa. Fico muito feliz com isso.