terça-feira, abril 14, 2015

Canto a Avalokitesvara

Em um texto para adolescentes Thich Nhat Hanh escreve:

"Um bodisatva é uma pessoa compassiva, alguém que se importa muito em ajudar outros seres, alguém que faz promessa de se tornar um Buda.

Estátuas ou imagens de bodisatvas às vezes mostram um ser com muitos braços. Eles são mostrados dessa maneira porque um bodisatva é alguém que pode fazer milhares de coisas ao mesmo tempo. Também, os braços de um bodisatva podem ser extremamente longos, ajudando pessoas em terras muito distantes. Com apenas dois braços, podemos apenas fazer duas coisas por vez. Mas quando você é um bodisatva, tem muitos braços e pode fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Na maior parte do tempo, não vemos todos os braços de um bodisatva. A pessoa tem que ser muito atenta para ver os vários braços de um bodisatva.

Você pode já conhecer alguém que é um bodisatva. É possível! Sua mãe, por exemplo, pode ser um bodisatva. Ele faz muitas coisas ao mesmo tempo. Ela precisa de um braço extra para cozinhar não é mesmo? Mas ao mesmo tempo ela toma conta de você seus irmãos e irmãs, portanto ela precisa de um segundo braço. E aí, ao mesmo tempo ela tem que fazer outra tarefa. Portanto ela precisa de um terceiro braço. E ela pode fazer muitas outras coisas que precisem de mais braços – ela pode ter um trabalho ou ela pode ser voluntária na sua escola. Portanto sua mãe pode ser um bodisatva. O mesmo é válido para seu pai. Olhe mais profundamente para sua mãe e pai e você verá que eles têm mais de dois braços.

Não pense que Budas e bodisatvas são seres que existem no paraíso. Eles estão bem aqui, em volta de nós. Você também pode ser um bodisatva se você pensar nos outros e nas coisas que levam felicidade a eles."

Avalokitesvara, que Thay gosta de chamar de Avalokita, é o bodisatva da compaixao, aquele que ouve o sofrimento do mundo. No vídeo que sugerimos que você assista (clique aqui) os monges e monjas de Plum Village cantam o nome de Avalokitesvara para entrar em contato com o sofrimeno e ajudar a aliviar a dor e o sofrimento dos outros. Enquanto ouvimos, deveríamos parar nosso pensamento e ficar concentrados na nossa respiração. Aproveite.

Nenhum comentário: