quinta-feira, janeiro 15, 2009

A Consciência do Momento Presente

Um dos pilares da prática budista é o estar no aqui e agora e para isso é necessário vencer energias de hábito que nos empurram para o esquecimento. A energia através da qual nós fazemos estas coisas é a Consciência. Consciência é um tipo de energia que nos ajuda a estar atentos ao que está acontecendo.

Sugerimos essa semana a leitura da transcrição de uma palestra do Thay (clique aqui) onde ele nos explica o que é a consciência. Thay define a consciência como a prática de estar ali, corpo e mente unidos. A prática de estar totalmente presente, a prática de estar totalmente vivo. Você tem um encontro com a vida - e você não deveria perdê-lo. O tempo e o espaço de seu encontro são o aqui e o agora.

Leia o texto, e divida seus insights em nosso blog.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

(Foto:Leonardo Dobbin)

3 comentários:

Rose Huppes disse...

Olá amigos da Sanga!
Refletindo sobre " A consciência do Momento Presente" indentifico como a pratico todos os dias.Trabalho com geriatria.Neste caso se não estou totalmente no momento presente, meu trabalho não é feito com consciência, pois sem estar no momento presente a minha paciência se vai, minha tolêrância se vai minha empatia se vai também.Os resultados disso podem ser muito ruins.Então quando percebo que não estou totalmente no momento presente ,paro respiro e volto a fazer aquilo que me puza fazer e os resultados são dignificantes.
Bom isso é o que posso dizer sobre minha reflexão.Talvez não seja a mais correta, mais no momento foi o que me ocorreu.
Um abraços a todos da Sanga.

Nouredini disse...

Rose e irmãos da sangha,
certamente, vc pratica estar no presente de uma forma, que para muitos de nós é difícil - a imagem do nosso futuro, a insegurança dos idosos, as limitações do corpo, etc. Se vc consegue manter-se presente em momentos assim, sua prática é correta, e mesmo que não seja de todo, sua intenção é correta, seu pensamento é correto.
Pessoas assim fazem um mundo melhor.
-^- (mãos em prece) shanti, votos de paz!

Rose Huppes disse...

Heide, e irmãos da "Sanga"
Sempre tentamos seguir nosso s corações, e estar no momento presente é sempre uma escolha correta, nem sempre é tão fácil, mais tentarmos já é um grande começo.

Obrigada a todos da Sanga!
Shanti, muita paz.