quinta-feira, outubro 23, 2008

Os Cinco Agregados

!Essa semana sugerimos que você estude um texto básico (clique aqui) de budismo. Thich Nhat Hanh nos ensina sobre os Cinco Agregados ou Skandhas

De acordo com o budismo, os seres humanos são compostos de Cinco Agregados (skandhas): forma, sensações, percepções, formações mentais e consciência. Os Cinco Agregados contêm em si tudo o que existe - tanto dentro como fora de nós, na natureza e na sociedade. Diferentemente da visão ocidental que é dualista, os cinco skandhas intersão. Observe com atenção os cinco rios que correm dentro de você e veja como cada um deles contém em si os outros quatro.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado amigo Leonardo. Gostei muito do texto dos cinco agregados. Esta semana praticarei o que nele contém. Gostaria, no entanto, que me acompanhasse em minhas dúvidas. Pratiquei durante sete anos Natahaja Yoga. Faz tempo e não lembro se é verdadeiramente este, o nome correto. Só saí após o falecimento do meu mestre, o Professor Rezende. A prática de relaxamento e contemplação aprendi com ele. E segundo ele, minha concentração era tanta e tamanho o bem estar, que eu chegava a levitar, pouco, óbvio. Após isto enfrentei vários anos, (em torno de 13, cuidando de meus pais que adoeceram)Fiz meditação transcendental, mas a prática diária, foi interrompida, devido à críticas do meu marido. No final de tudo, acabei sendo desenganada pelos médicos, devido à diverticulite duodenal. Tudo que me agradava como alimento, as saladas e grãos, foram proibidos. Não posso me alimentar de nada que contenha fibras ou resíduos. Naturalmente, que já me acostumei aos líquidos, sem folhas e às pequenas possibilidades que me deram. O médico me deu dois meses de vida, já cheguei aos dois anos.
Isto tudo, para que conheça melhor, a mim. Contorno as fortes dores com concentração e meditação, mas não consigo controlar as fases de fecaloma, intercaladas por forte diarréia.
Portanto quero agradecer por dar importância a minha pessoa, me enviando uma prática, que estou certa irá me ajudar. Desconhecia os "cinco agregados", praticarei. Fiquei encantada, e estou certa que minha saúde vai melhorar.
Mais uma vez, agradeço!
Mirze

Anônimo disse...

Mirse,

É um prazer poder te ajudar de alguma forma, e sua experiência relatada acima é uma lição de vida. Conte comigo para o que precisar.

Leo