quinta-feira, agosto 21, 2008

Práticas de Paz

O texto dessa semana (clique aqui) foi retirado de uma palestra pública de Thay na Universidade de San Diego em 2007 para mais de 2.000 pessoas. A parte que selecionamos mostra práticas para obtermos paz.

Thay nos ensina que a prática da paz envolve corpo e mente. A paz pode começar apenas com levar nossa atenção à nossa inspiração. Thay propõe uma série de exercícios concretos para levar paz ao nosso corpo e a nossa mente extraído diretamente dos ensinamentos do Buda. No texto Thay nos mostra também como lidar com sentimentos dolorosos.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

3 comentários:

Charles Machado disse...

Mais um belo texto que traz a importancia do aqui e agora e a respiração como "lembrete" do momento presente, ligação entre corpo e mente.

Charles

Anônimo disse...

O texto traz uma série de bons exercícios, que eu sempre faço. Aliás, procuramos sempre fazer na Sangha e sempre traz bons resultados.

Ribamar Lopes disse...

Experimentei pessoalmente da realidade descrita nesse texto.
Envolvido com algumas situações que perduraram por alguns dias, não conseguia inclusive encontrar espaço para uma meditação tranquila, posto que estava muito agitado para isso. Nesse período perdi a harmonia adquirida por já um ano de contato com o dharma. Estive afastado da sanga que se iniciava, e assim me afastaei do estudo do dharma. Fiquei refém da ansiedade. Ansiava inclusive por volta à paz. Um dia resolvi me acordar mais cedo, fui com meu cachorro (de forma consciente) e já cheguei melhor. Tomei café e após, fui meditar. Tudo se transformou após vinte minutos de meditação. Meus filhos, que antes temia que atrapalhassem a minha meditação, copiaram meu gesto e passaram a meditar comigo. Isso me deixou muito bem e todo o resto do dia foi proveitoso. E o seu efeito se estendeu para depois. De modo que não consigo imaginar como consegui ficar todo esse tempo se me sentar em meditação. Obrigado a esta sanga pelo belo texto compartilhado.