sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Os 14 Treinamentos da Ordem Interser (parte 2)

Sugerimos que nesse mês de março você procure formas de colocar em prática na sua vida três dos 14 treinamentos de plena atenção(clique aqui). Lembre-se que os treinamentos não são mandamentos. São guias que nos ajudam a praticarmos para sermos mais felizes. Os treinamentos estão abaixo e o comentário sobre cada um deles no texto em anexo.

O QUARTO TREINAMENTO (Consciência do sofrimento) - Consciente de que observar profundamente a natureza do sofrimento pode me ajudar a desenvolver a compaixão e a encontrar meios para extingui-lo, estou determinado a não evitar ou fechar meus olhos diante do sofrimento. Estou determinado a encontrar maneiras, incluindo o contato pessoal, imagens e sons, para estar com aqueles que sofrem e, assim, poder compreender sua situação profundamente e ajudá-los a transformarem seu sofrimento em compaixão, paz e alegria.

O QUINTO TREINAMENTO (Viver de forma simples e saudável) - Consciente de que a verdadeira felicidade está enraizada na paz, na firmeza, liberdade e compaixão e não na riqueza ou fama, estou determinado a não adotar como propósito de minha vida a fama, o lucro, a riqueza, os prazeres sensuais e nem o acúmulo de riqueza, enquanto milhões de pessoas estão morrendo de fome. Comprometo-me a viver de um modo simples compartilhando meu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que necessitam. Praticarei o consumo consciente, não usarei álcool, drogas ou outros produtos que tragam toxinas para o meu corpo, para a minha consciência e para o corpo e a consciência da coletividade.

O SEXTO TREINAMENTO (Lidando com a raiva) - Consciente de que a raiva bloqueia a comunicação e cria sofrimento, estou determinado a cuidar da energia da raiva quando ela surgir e a reconhecer e transformar suas sementes que repousam profundamente na minha consciência. Quando a raiva surgir, estou determinado a não dizer ou fazer qualquer coisa e, sim, a praticar a respiração consciente ou o caminhar consciente e a reconhecê-la, abraçá-la e observá-la profundamente. Aprenderei a olhar com os olhos da compaixão para aqueles que penso serem a causa de minha raiva.

Para entender o que são os 14 Treinamentos de Plena Atenção e a Ordem Interser leia o texto já publicado aqui.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

heide disse...

... "Aprenderei a olhar com os olhos da compaixão para aqueles que penso serem a causa de minha raiva."

Como fazemos tão pouco no nosso dia a dia. Onde ficou hoje a minha compaixão?
Preciso ter atenção!
obrigada, Shanti