quarta-feira, maio 02, 2007

O Pensamento Correto

Nesse mês de maio sugerimos que você encontre novas formas de praticar o Pensamento Correto (para ler o texto clique aqui) que é a segunda prática do Nobre Caminho Óctuplo. O Caminho Óctuplo é o caminho que o Buda nos ensinou para superarmos o sofrimento. A cada mês estamos estudando uma dessas práticas.

O Pensamento Correto reflete a forma como as coisas são. O pensamento errôneo nos faz enxergar as coisas "de cabeça para baixo". Mas praticar o Pensamento Correto não é nada fácil. O que costuma ocorrer é que nossa mente está pensando uma coisa enquanto o corpo está fazendo outra. Enquanto mente e corpo não funcionarem unificadamente, vamos continuar nos perdendo de nós mesmos e não poderemos dizer que estamos realmente aqui, presentes.

A maior parte de nosso pensar é totalmente desnecessária, porque ele é composto de pensamentos limitados e dotados de pouca compreensão. Às vezes parece que há um gravador dentro de nossa cabeça - ligado dia e noite - e não conseguimos desligá-lo. Ficamos preocupados, tensos e temos pesadelos.

Para aprender como praticar o pensamento correto, leia o texto (clique aqui).

Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog.

Para ler a newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

Um comentário:

Leo disse...

A prática de buscar o pensamento correto tem em ajudado a evitar aquele tipo de pensamento que conduz a depressão, tristeza. Desenvolver determinados tipos de pensamento percebo agora não é nada saudável. Afinal pensamentos são só pensamentos e ao torná-los verdades absoluta me afundava em auto-piedade, ansiedade e outras ilusões que só me faziam mal.

Hoje busco no limite da minha plena atenção iluminar meus pensamentos e selecionar. Não consigo evitar que todos se desenvolvam, mas o que eu consigo me tornam mais feliz