quarta-feira, maio 09, 2007

As Perfeições - Paramitas (parte 1)

Nessa semana sugerimos que você inicie o estudo das seis perfeições ou paramitas (para ler o texto clique aqui). Paramita é uma palavra que pode ser traduzida como "perfeição" ou "realização perfeita".

As perfeições devem ser praticadas em nossa vida diária. Estamos atualmente na margem do sofrimento, da raiva e da depressão, e queremos atravessar para a margem do bem-estar. Para atravessar, é preciso fazer alguma coisa, e é a isso que chamamos de perfeição. Devemos praticar as "perfeições" todos os dias.

Nesse texto inicial vamos estudar a dana paramita (Doação, generosidade, oferta) e shila paramita (os preceitos ou treinamentos da atenção plena). O Buda disse: "Não fique esperando que a outra margem venha até você. Se quiser atravessar para chegar à margem da segurança, do bem-estar, da coragem e da ausência de raiva, terá que nadar ou remar. Você precisa fazer um esforço."

Para ler a newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

2 comentários:

Heide disse...

"Quando alguém nos faz sofrer, é porque essa pessoa sofre
profundamente dentro de si mesma, e seu sofrimento está se
esparramando do lado de fora."
..Quão oportuna é para mim esta mensagem. Chegou num momento decisivo,
onde para evitar confilitos estava preferindo mudar-me. Agora tentarei
a ver as coisas por este ângulo.
-^- (mãos em prece)Shanti a todos.

Anônimo disse...

A gente passa a vida inteira para aprender essa verdade:"Quando alguem nos faz sofrer é porque essa pessoa também sofre.A profunda compreensãodessa verdade pode mudar nossas vidas .Não precisamos ser vítimas do sofrimentoque o outo derrama pelo mundo afora. Agrande solução que imagino é : atenção plena, meditação e a pratica para mim ,quase impossivel do perdão.Não perdoar significa agarrar de unhas e dents ao sofrimento que o outro derrama.