quinta-feira, agosto 24, 2006

Impermanência

Nesta semana sugerimos a leitura do texto (clique aqui) onde o Thay fala sobre a impermanência.

Impermanência significa que tudo muda e que nada permanece o mesmo em dois momentos sucessivos.
É uma ferramenta que nos ajuda em nossa transformação, cura e emancipação.

Não deixe de ler!

Para obter o texto clique aqui

Para ler as notícias da semana clique aqui.

10 comentários:

Anônimo disse...

A impermanência parece intelectualmente óbvia, mas é muito difícil de aceitar. A mudança de algo ruim para uma situação melhor é saudada, mas temos dificuldade de aceitar o oposto.

Ele diz no texto: "Apenas a compreensão intelectual não nos conduz a liberdade." Sem a prática meditativa e a contemplação profunda a impermanência é apenas um conceito intelectual. As coisas mudam e sempre mudarão. Pior e melhor são apenas construções da nossa mente. A mente aberta aceita e observa sem restrições.

Dessa forma tudo fica mais leve, mais alegre, mesmo os momentos difíceis.

Anônimo disse...

Não estou aqui concordando ou descordando simplesmente estou num estado de Unidade, centralizando a força num dado momento,provocando a impermanência ,pois ela é uma forma que conduz a todos a um Estado de Unidade, onde Eu receberei a todos estando em todos e todos somos Um.Meditem

Anônimo disse...

Crio e sou a impermanência para trazê-los a um Estado de Unidade.

Anônimo disse...

Sinto que o nosso grande desafio e encontrar o equilibrio entre a necessidade de estabelecer objetivos para a nossa vida pratica e o desapego e a consciencia da impermanencia. Se nos focamos demais numa situacao, deixamos de perceber as oportunidades que a impermanencia nos oferece. Se nao mantemos foco nessa situacao, nao construimos para o futuro...

Ainda sobre impermanencia, li em algum lugar que "a ladeira que sobe e a mesma que desce". A forma como reagiremos aos fatos depende de nos, e de como queremos que esse fato ecoe no nosso futuro.

Namaste

Anônimo disse...

Olá,
Mui bom o blog, vou ficar fregueza..
Parabéns e continuem...
Qto a impermanencia, impossivel
fugir dela, ainda que por vezes
a negamos, dissimulamos.
E se não fosse assim não estaria
eu aki e agora em grande deleite
com esses ensinamentos.
Bendita seja! e que flua sempre.
abs

Anônimo disse...

Acabo de ler o texto sobre impermanência, começo a ler, estudar e pôr em prática o Budismo, e acabo de me separar apáos um longo relacionamento. Do mesmo modo que cada vez comprovo a impermanência das coisas, acredito cada vez mais que não existem conscidências na vida. Não é acreditar em destino, é algo distinto. De qualquer maneira, uma coisa está me levando a outra - crise pessoal, crise matrimonial, morte em família, busca da espiritualidade, budismo. Bobagem? Talvez, mas bendito momento em que encontrei esse blog. Estarei sempre por aqui.
abs

Anônimo disse...

Concordo com a Marise sobre o desafio. Sinto o mesmo. O que entendo é que não podemos ficar apegados aos resultados de nossas ações. Devemos fazer o que pudermos e dar o nosso melhor mas aceitar que pela impermanência o resultados das ações pode ser diferente do planejado.

Perder ou vencer faz parte do jogo mas devemos sempre estar no momento presente fazendo o melhor. O problema não é termos objetivos e sim ficar apegado a eles e achar que só poderemos ser felizes se os atingirmos.

O Bernardinho, tec da sel. de volei diz "• A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será conseqüência da boa preparação.". Preparar significa viver o momento presente, fazer o possível no presente e deixar que o futuro aconteça.

Anônimo disse...

Fico com a frase última do texto, pois acalentou meu coração: "Você tem que nutrir e cuidar seu amor para ele crescer."

angeu souza disse...

Lendo os comentários fiquei muito curiosa para ler o texto, no entanto ele não está acessível, será que tem outro meio de acessa-lo.

Grata.

sangavirtual disse...

O link foi atualizado. Obrigado.