quinta-feira, agosto 03, 2006

As quatro nobres verdades

Nesta semana sugerimos a leitura do texto (clique aqui) onde o Thay fala sobre as Quatro Nobres Verdades, que é o conteúdo do primeiro discurso do Buda após sua iluminação.

É um texto inicial de budismo que é interessante tanto para os que estão começando a estudar como para os mais experientes.

Texto fundamental!

Para obter o texto clique aqui.
Para ver as notícias da semana clique aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Acolha o sofrimento e deixe que ele te mostre o caminho da paz." Sinto que a maior dificuldade é não afundar no sofrimento. Acolher o sofrimento e não ficar querendo expulsa-lo da minha vida é o ddesafio, mas me parece sábio. Ao aceitar o que acontece, bom ou mau, nem sempre fácil me parece o caminho para lidar com a situação com leveza e conseguir ver realmente o céu azul e o por do sol.

Quando o sofrimento domina, as vezes fico cego para as alegrias que estãoa volta. As vezes que consegui acolher a dor, e as dificuldades, foram momento s subliemes onde a dor parou de doer. É fantástico mas em alguns momentos consegui. É um desafio da prática.

Anônimo disse...

Novamente Thay fala sobre o sofrimento. E novamente fico encantado com a idéia de que não devemos nos deixar aprisionar pelo sofrimento. Ao contrário, ao tomar-mos consciência da realidade so sofrimento, também tomamos consciência de que ele não é a única realidade.
Me chamou a atenção também o que é dito no texto sobre a forma de recebermos novas idéias. Sempre com o coração aberto, como a terra que absorve a chuva que a irriga. Receber cada novidade como se fosse uma dádiva.
Roberto.