sábado, janeiro 18, 2014

A Grande Compaixão

Nesse texto (clique aqui) extraído do diário de Thich Nhat Hanh na véspera de seu exílio do Vietnã, ele compartilha vários pensamentos que lhe ocorriam sobre a compaixão. Nesse texto ele se revela não só como mestre mas como um ser humano que sofria muito naquele momento mas que tinha ferramentas que a prática lhe dava para lidar com aquilo.

Thay termina o texto assim: "Se algum dia você receber a notícia de que eu morri por causa de atos cruéis de alguém, saiba que eu morri com o meu coração em paz. Saiba que em meus últimos momentos eu não sucumbi à raiva. Nunca devemos odiar um outro ser. Se você puder dar origem a essa consciência, será capaz de sorrir. Lembrando-se de mim, você vai continuar em seu caminho. Você terá um refúgio que ninguém poderá te tirar. Ninguém será capaz de perturbar a sua fé, porque ela não dependerá de qualquer coisa no mundo fenomenal. Fé e amor são um e podem apenas surgir quando você penetrar profundamente a natureza vazia do mundo fenomenal, quando puder ver que você está em tudo e tudo está em você."

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail para contato@viverconsciente.com para passar a recebê-la diretamente.

Nenhum comentário: