segunda-feira, abril 30, 2012

Reconhecimento

A meditação é uma das práticas essenciais do caminho budista. Há sempre muitas dúvidas dos práticantes sobre como meditar, o que deve ser feito com os pensamentos, porque seguir a respiração entre outras coisas.

No texto sugerido (clique aqui) Thay ensina o objetivo da meditação vai muito mais além do simples relaxamento. O relaxamento, entretanto, é necessário como ponto de partida, já que só após obtê-lo é que a pessoa consegue tranqüilizar o coração e clarear a mente. Thay também diz que inúmeros pensamentos e sentimentos surgem durante a meditação. E se não estivermos atentos à respiração, seremos arrastados por eles. O que deve então ser feito? Simplesmente reconhecer a presença deles.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

4 comentários:

Camila disse...

Parabéns pela iniciativa. Agradeço muito pelo texto.

Jaqueline Portela disse...

Sempre acompanho o blog, leio todos os textos e passo para meus amigos. Obrigada por compartilhar os preciosos ensinamento de Thay. É valioso encontrar traduções de seus livros.

Jaqueline Portela disse...

Venho acompanhando o blog, leio todos os textos. E repasso para meus amigos da sangha. Obrigada por compartilhar os preciosos ensinamentos de Thay.

Abraço.
Jaqueline - sangha de Florianópolis

Sirius disse...

Foi muito bom ler e reler este texto, pois minha mente , qual macaquinho travesso, está por ai...e ainda tenho uma imagem dicotomizada, então reescrevo: eu como macaquinho estou pulando muito e muito de galho em galho sem o cuidado de perceber até o meu respirar....
Mas , ao escrever assim , percebo que me aquieto e estou sentindo agora um certo fluxo mais contínuo...
Agradeço muito ao Universo e ao Ser amoroso, esta possibilidade.