quarta-feira, março 14, 2012

Meditação e Cura

Nessa semana sugerimos que você estude o texto anexo (clique aqui), sobre a interligação da meditação e a cura de nossas doenças da mente e corpo.

Thich Nhat Hanh ensina que no âmbito da psicoterapia, a baixa auto-estima é considerada doença. Na prática da mente alerta, tanto a baixa quanto a alta auto-estima e também a necessidade de julgar-se exatamente igual às outras pessoas também são consideradas doenças ou, como dizemos no budismo, complexos.

Quando nossos desejos, medos e sentimentos de indignação são reprimidos assistimos aos programas de televisão, ouvimos rádio, folheamos livros, lemos jornais, conversamos, jogamos cartas e bebemos bebidas alcoólicas, tudo para esquecer. Quando as formações mentais são reprimidas e não podem circular, começam a aparecer sintomas de doenças físicas e mentais. Precisamos saber como parar com a repressão, para que as formações mentais de desejo, medo, indignação, etc. tenham oportunidade de se manifestar, ser reconhecidas e transformadas.

O ensinamento nos diz que a mente alerta tem a capacidade de reconhecer os nós interiores quando eles aparecem em nossa consciência e transformá-los.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal (clique aqui) ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

3 comentários:

Arnaldo Pereira disse...

Caros,
Agradeço por compartilhar mais esse texto do Thay. Gostaria de apontar, neste último, um provável erro de digitação: "Se conseguirmos reconhecer e transformar os nós interiores que estão no fundo de nossa consciência, isto 'não' levará à liberdade e à cura. Isto se chama transformação na base (asrayaparavritti)."
Saudações,
Arnaldo

Tâm An Dao (Verdadeira Paz do Coração) disse...

Obrigado. Vou corrigir.

Um principiante, apenas isso. disse...

Obrigado por mais um belo texto de Thay. Estou lendo "Transformações na Consciência" que trata especificamente desse tema.

Paz a todos.

Claudio Faria