terça-feira, janeiro 04, 2011

Consumo Consciente

Nesse início de 2011, após a temporada de consumo desenfreado no final do ano, sugerimos a leitura e a reflexão sobre o Quinto Treinamento de Plena Atenção (clique aqui) que fala do consumo consciente. Num mundo onde nosso apetite de consumo já ultrapassa a capacidade do planeta de se renovar, essa reflexão passa a ser uma questão de sobrevivência de nossa espécie.


O Quinto Treinamento diz: "Consciente do sofrimento causado pelo consumo inconsequente, eu me comprometo a cultivar a boa saúde física e mental em mim mesmo, em minha família e na sociedade como um todo ao me alimentar, beber e consumir de maneira consciente. Praticarei a observação profunda no que diz respeito ao meu consumo dos Quatro Tipos de Nutrientes, a saber: alimentos, impressões sensoriais, vontade e consciência. Estou determinado a não beber álcool, não fazer uso de drogas, praticar jogos de azar ou usar produtos com conteúdo tóxico, como alguns sites de internet, jogos eletrônicos, programas de TV, filmes, revistas, livros e a não me envolver em conversas com conteúdo similar. Retornarei ao momento presente como um modo de estar em contato com os elementos capazes de renovar, curar e revigorar a mim e àqueles ao meu redor – e não me deixarei arrastar ao passado pelo arrependimento e pela tristeza nem permitirei que a ansiedade, o medo e a avidez me empurrem para longe. Eu me comprometo a não tentar preencher minha solidão, ansiedade ou qualquer outro sofrimento através do consumismo. Contemplarei tanto o Interser quanto o ato de consumir de modo que preservem a paz, a alegria e o bem-estar no meu corpo, na minha consciência, e no corpo e na consciência coletivos da minha família, da sociedade e do Planeta Terra."

Esse treinamento também traz uma visão mais ampla sobre o que é consumo. Não apenas o que comemos ou compramos, mas o que lemos, conversamos, jogamos, vemos, etc. Estude, pratique, liberte-se.

Se você quiser ler a nossa newsletter semanal clique aqui ou nos mande um e-mail (clique aqui) para passar a recebê-la diretamente.

Nenhum comentário: